Então galera, vocês gostam de ler? Acredito que sim né, pelo menos um pouco, pra tá lendo meu post hahah.. Mas, enfim a questão que eu vou levantar nesse post é a seguinte...
Qualquer forma de leitura é válida?
Estamos em uma época tão pra frentex, tipo somos da geração internet, vamos deixar os livros pra lá... As heroínas, eu chamaria assim, dessa geração são J.K.Rowling e Stephenie Meyer, autoras de Harry Potter e A saga Crepúsculo, respectivamente, que foram quem conseguiram despertar o interesse da leitura nessa moçada que tá aí. Mas, aí eu me pergunto: como é que essa garotada vai saber quais foram os clássicos antes do Harry e da Bella? Ah, e antes de tentar responder a essa pergunta, temos que lembrar que nem todos leram os livros, e sim viram os filmes. Eu, como boa leitora que sou, sei que tem alguns livros que são muuuuuuuuito chatos, tem uma leitura cansativa, umas palavras que a gente nunca nem ouviu e nunca vai nem utilizar. E não são só os livros mais antigos como a Bíblia, mas como os mais atuais como Sr. dos Anéis. Os dois tem uma leitura muito cansativa, confesso que já tentei ler a Bíblia sem sucesso e Sr. dos Anéis consegui ler os dois primeiros volumes, mas não consegui ver os filmes.
Atualmente estou lendo Madame Bovary, de Gustave Flaubert. No começo estava meio chato, da parte II pra lá e que começou a ficar interessante, quando começam a loucura, as traições, enfim... Me dei o capricho de inovar e reescrever alguns trechos do livro, pra tornar a narrativa mais atual e interessante.
Madame Bovary-Gustave Flaubert (Trechos Originais)
1- "Comprou um genuflexório gótico, gastou num mês catorze francos de limões para limpar as unhas, escreveu a Rouen para ter um vestido de caxemira azul, escolheu na loja de Lheureux a mais bela de suas echarpes, amarrou-a na cintura e, com os postigos fechados, com um livro na mão, permanecia estendida num canapé, nesses trajes."
___________________________________________________________
2- "Frequentemente variava o penteado: penteava-se à chinesa, fazia cachos fofos, fazia tranças: fez uma risca de lado e enrolou os cabelos para baixo como um homem."
____________________________________________________________
3- "Fazia excessos que poderiam facilmente leva-la a extravagâncias. Sustentou um dia, contra seu marido que beberia a metade de um copo grande de aguardente e, como Charles cometeu a tolice de desafiá-la a faze-lo, engoliu a aguardente até o fim."
__________________________________________________________
Nos dias atuais, os mesmos trechos acimas ficariam para um melhor entendimento geral, da seguinte forma:
Madame Bovary por Carlinha Melodia
1- "Comprou um box de DVD's com histórias da bíblia na voz de Cid Moreira, gastou em um mês R$14.000 no salão de beleza, só em tratamentos estéticos incluindo unhas, pele e cabelo. Mandou um e-mail ao estilista da Lady Gaga pra ter uma roupa quem nem a dela, escolheu na Tiffany's um lindo colar e com a porta fechada, com seu notebook a postos, permaneceu estendida num divã,nesses trajes."
____________________________________________________________
2- "Frequentemente mudava o visual. Ora se vestia que nem uma moça bem comportada de calça comprida, sapatilha e camisa de manga, ora se vestia bem ousada de sainha bem curta, salto agulha e uma blusa bem decotada."
____________________________________________________________
3- "Fazia loucuras só pra satisfazer seus caprichos. Um dia apostou com o marido, Charles, que beberia um copo de cachaça de um só gole, e como ele cometeu a tolice de não acreditar ela virou o copo goela abaixo."
__________________________________________________________
Eu acredito que dessa maneira a leitura ficaria mais flexível e com certeza atingiria uma quantidade maior de jovens ávidos por narrativas excitantes,e que ao mesmo tempo prenda o leitor.
E então,você acha que qualquer forma de leitura é válida ou não, a gente tem que ler só o que está fazendo sucesso?